TRICOT

MALHAS

MITAINE

LUVA

GORROS

MEIAS

BABY

LINKS


MEIAS

Meias para adultos
(tamanho 43)
(Adaptação de uma receita para 4 agulhas especiais para fazer meia, que me foi fornecida por Ana Paula)

Esta receita é para pés bem grandes! Para diminuir o tamanho das meias, use agulhas e lãs finas. Ou diminua o número de malhas.

Parte de trás (com calcanhar):
Coloque 38 malhas (pontos) na agulha. Tricote 30 cm ou mais (conforme o comprimento desejado do cano da meia) em ponto sanfona. Em seguida, mude para o ponto meia (ida em meia e volta em tricot), sendo que, no final de cada carreira, a última malha não é trabalhada (vá armazenando estas malhas em alfinetes, um de cada lado). Quando restarem 10 malhas no centro (14 de cada lado, na espera), comece a resgatar as malhas dos alfinetes, ou seja, no final de cada carreira, recupere uma malha do alfinete, até recuperarem-se as 38 malhas.

A partir daqui, temos duas opções:
A) Meia com costura nas laterais dos pés, em continuidade com o cano.
B) Meia com costura nas laterais do cano, porém sem costura nas laterais dos pés.

Opção A:

Trabalhe as 38 malhas em ponto meia por mais 22 cm.
Para fazer a ponta do pé, faça diminuições laterais (no final de cada carreira, mate um ponto), até restarem 4 malhas na agulha. Mantenha-as na espera.

Parte da frente (com o peito do pé):
Coloque 38 malhas (pontos) na agulha. Tricote 30 cm ou mais (conforme o comprimento desejado do cano da meia) em ponto sanfona.
Trabalhe as 38 malhas em ponto meia por mais 22 cm.
Para fazer a ponta do pé, faça diminuições laterais (no final de cada carreira, mate um ponto), até restarem 4 malhas na agulha.

Acabamento:
Junte as 4 malhas da parte de trás e da parte da frente, pegue-as em um fio e arremate franzindo-as. Em seguida, costure as laterais da meia.

Opção B:

Coloque a parte de trás da meia na espera.

Parte da frente (com o peito do pé):
Coloque 38 malhas (pontos) na agulha. Tricote 30 cm ou mais (conforme o comprimento desejado do cano da meia) em ponto sanfona.

Juntando a parte de trás com a parte da frente:
Junte as malhas da parte de trás com as da parte da frente, alternadamente (uma de uma parte, outra da outra, e assim por diante). Faça isto de forma a colocar em contato as faces que corresponderão ao lado direito do trabalho.
Em seguida, iniciar o ponto duplo (trabalhar em ponto tricot, uma malha sim, a outra não - você saberá qual deve ser trabalhada ao visualizá-las - as do seu lado sim, as do outro lado não). Desta forma você fará uma espécie de tubo, que será o pé.
Trabalhe estas 76 malhas desta forma (38 de um lado, 38 do outro), por 22 cm.
Para fazer a ponta do pé, faça diminuições laterais (no final de cada carreira, mate dois pontos), até restarem 8 malhas na agulha.

Acabamento:
Separe as malhas de um lado e do outro, pegue-as em um fio e arremate franzindo-as.
Costure as laterais do cano da meia.