TRICOT

MALHAS

MITAINE

LUVA

GORROS

MEIAS

BABY

LINKS


GORROS


GORRO DE BARILOCHE

Material: lã cisne, agulhas nº 9
Costas: Colocar 36 malhas na agulha e fazer ponto sanfona 2/2 até que o trabalho tenha 41 cm de altura. Não arrematar. Guardar as malhas para fazer um laço no final.
Frente (pescoço): Colocar 36 malhas na agulha e fazer ponto sanfona 2/2 até que o trabalho tenha 21 cm de altura e arrematar frouxo.
Frente (testa): Colocar 36 malhas na agulha e fazer ponto sanfona 2/2 até que o trabalho tenha 21 cm de altura. Não arrematar. Guardar as malhas para fazer um laço com as costas no final.
Costurar as laterais, com um pequeno trespasse na junção da parte da testa com a parte do pescoço (para reforço), deixando a abertura para os olhos.
Pegar todos as malhas das costas e da testa, que haviam ficado guardadas, e laçá-las com o próprio fio do trabalho e puxar. Pode-se deixar as pontas dos fios no topo da cabeça como enfeite.



Gorro de Bariloche

GORRO TIPO EXPEDICIONÁRIO
Material: lã cisne, agulhas nº 6
Colocar 66 malhas na agulha e fazer ponto sanfona 1/1, até aproximadamente 10 cm ou a gosto (pescoço).
Em seguida, passar para ponto em tricot e trabalhar 14 cm, sendo que nas primeiras carreiras, matar 1 ponto de cada lado, carreira sim, carreira não, até total de 8 pontos diminuídos.
Em seguida, arrematar 20 pontos de cada lado do trabalho e prosseguir com os 18 pontos centrais até uma altura que corresponda ao tamanho dos 20 pontos arrematados. Arrematar frouxo.
Em seguida, costurar unindo as laterais do trabalho central com os 20 pontos arrematados de cada lado. E costurar a parte da sanfona, deixando a abertura da face.

Gorro tipo Expedicionário

Estas receitas foram fornecidas por minha mãe, Esther, exímia "tricoteira".